22 maio 2014 by Published in: Anuncios, Eventos, SteamPunk No comments yet

Atenção Steamers e entusiastas, amantes do vapor! Neste domingo acontecerá o Geekencontro e o tema escolhido será Steampunk. A palestra será moderada por Gabriel Franklin e PH Santos. A Loja Ceará do Conselho Steampunk entrevistou o Gabriel que escreve para o site Iradex.net, trabalha no mercado livreiro e participa de eventos sobre literatura.

Conselho Steampunk CE – Primeiro gostaria que você desse uma introdução do assunto que terá na palestra e o que esperar, tipo brindes (Se houver), apresentações de videos, etc.

Gabriel Franklin – Bem, a expectativa em cima do painel é grande, até porque a ideia pra ele surgiu de uma votação do público na página do Geekontro (ficou em segundo lugar, atrás do tema Geração 8 e 16 bits).
Pretendemos apresentar o Steampunk de uma forma mais descontraída, de forma a agradar a quem já conhece e atrair um público novo pra esse grande gênero. Vai ser bem dinâmico, com participação do público e com sorteios de algumas obras citadas durante o painel.

Quais serão as obras abordadas ou será surpresa?

Surpresa. Mas posso adiantar que será um clássico e um mais recente.

Como você conheceu o Steampunk? E o que é o mesmo para você?

Eu conheci o Steampunk bem cedo, e mesmo sem saber o que era. Sempre fui maravilhado por ficção científica, e como é muito difícil você separar os subgêneros, por tabela me apaixonei pelas estórias no ambiente da Idade do Vapor. Hoje, sempre que posso leio alguma coisa no estilo pra não perder o gostinho, e tenho tido boas surpresas com alguns autores menos conhecidos.

Você conhece o Conselho Steampunk?

Não, não conhecia. Fiquei muito empolgado inclusive quando soube que existia. Sempre senti falta de grupos que falassem sobre temas da ficção científica. Já firei fã!

Você conhece alguma obra Brasileira ou coletânia?

Conheço alguns. Gosto muito de uma coletânea publicada pela Editora Draco, chamada Vaporpunk. Vale muito a pena.

Qual obra cultural (livro, jogo, Hq, filme, etc) do subgênero mais lhe chamou atenção? E porque?

Minha obra preferida na temática é o A Máquina Diferencial, de William Gibson e Bruce Sterling. Não só pelo fato de gostar muito dos autores, mas também pela variedade de personagens famosos que aparecem na obra. É realmente um deleite!

E nos games?

Nos games acho que o mais marcante foi o Chrono Trigger, pro SNES. Me amarro no enredo de viagem no tempo e nas possibilidades de um futuro dominado por máquinas a vapor.

Retrofuturo, yes! Para finalizar, gostaria que você falasse um pouco sobre o Geekontro?

O Geekontro surgiu em 2012 a partir de uma vontade de 5 amigos de fazer um evento pra comemorar o Dia da Toalha. A gente notava que a cidade estava um pouco órfã de eventos legais sobre a temática nerd/geek, e resolvemos fazer um por conta própria. Foi uma experiência muito legal, e apesar do trabalho, nos divertimos bastante.
Depois desse primeiro ano, vimos que o evento tinha potencial, principalmente depois do feedback do publico, que começou a perguntar sobre as próximas edições.
Ano passado o evento foi um pouco maior, contando com a participação de vários grupos da cidade.
Pra esse ano pensamos em trazer atrações mais diversificadas, incluindo também o público infantil, que não era nosso foco no início.
Já tivemos no dia 17 a primeira parte do evento, com o Geekontro Games, onde houve paineis e atividades relacionadas aos jogos, digitais e de tabuleiro.
No próximo fim de semana (dias 24 e 25), teremos a fase final, com diversas atividades ao longo do dia na Livraria Cultura de Fortaleza, com destaque pros lançamentos de quadrinhos nacionais e pro Geekontrinho, uma contação de história especial voltada para as crianças.
Só lembrando que para retirar as senhas para os painéis, pedimos que o publico leve 1 kg de alimento para doação a uma instituição de caridade (Só no sábado passado arrecadamos mais de 150kg =D).
.
.
.
O Geekencontro ocorre dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo), durante todo o dia na Livraria Cultura. A palestra sobre Steampunk ocorre no dia 25 (domingo) às 17 horas no auditório da local, e como citado é necessário levar um kilo de alimento para retirar a senha para assistir a palestra. A Livraria Cultura fica no Shopping Varanda Mall, Av. Dom Luís, 1010 – Lojas 8,9 e 10, Meireles, 60160-230, Fortaleza.

Marquem presença na página do evento
Fanpage do Pixetera
Fanpage da Livraria Cultura

Comments

Be first to comment on this post!

Add comment