18 janeiro 2013 by Published in: SteamPunk No comments yet

 

A Steamcon está vindo e para quem ainda não sabe, será um evento nacional só para steamers! De cultura Steampunk. Cultura? Mas… steampunk não é um subgênero de ficção científica com elementos de fantasia com tecnologia á vapor? Sim. Eu sei, mas digamos que tudo que envolve o steampunk faça parte dele, certo?  Ou seja, vou te explicar/dar uma razão de ir á SteamCon:

photoshoot digno, você arrodeado de steamers em um cenário extraordinário de vaporoso: A Vila de Paranapiacaba, é um distrito de Santo André localizado no estado de São Paulo, como cita no “wikipédia” ,Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.  Agora ficou claro da escolha da localidade não? Linhas férreas, estações de relógios, salão de dança, tudo soa bem proprício para o tema. O lugar ideal para um evento de Steampunk nacional!  Caso queira ficar sabendo mais veja no wikipédia (E acho bem recomendado devido a interessante carga histórica do distrito). Você já viu as imagens de lá? Aqui vai algumas para você se inspirar:

 

 

Músicas/performances ( Imagine você dançando com outros steamers ao sol e a lua do dia,fazendo amizades  eternas, pois somos todos um ao steampunk. Mostrar nossa união e nossa força! De bem e por bem.

Literatura principalmente nacional, você se já leu e adorou poderá expressar sua admiração pessoalmente com os escritores nacionais, conversar, trocar ideias e dicas, ter seu livro assinado e até, claro, se motivar a escrever também!

Caso você não leu ainda, não perca a oportunidade preciosa, você poderá comprar os livros lá, e fazer as mesmas coisas que citei acima.

Além do mais, terão palestras literárias, rodas de leitura, picnic Vitoriano São Paulo, oficinas, palestras, mesas de RPG, batalha campal, mesas redondas, LARP, Um Baile para a comemoração da união steam nacional (que legal!), caça ao tesouro, passeios aos museus e maria-fumaça.

Aqui me despeço e peço, compartilhem e espelhem, vamos mobilizar mais steamers para o evento, é nossa subcultura, nós fazemos ela, fazemos parte dela, somos ela.

E para sintetizar e você sentir o clima vaporoso, abaixo o texto escrito por Adriana Cabral a respeito de justamente o que será este evento e sua representação para nós amantes de steampunk:

O sentido da imersão

Vejo que muitos aficionados do SteamPunk ainda possuem dúvidas quanto a Convenção, então, pretendo explicar o propósito de se ter uma imersão.

SteamPunk, como todos sabem, não é roupa bonita pra sair na foto, não é filme hollywoodiano, não é banda que se fantasia… SteamPunk é literatura: é Julio Verne, Mary Shelley, H. G. Wells e muitos outros, inclusive no cenário da literatura nacional como Gerson Lodi-Ribeiro, Antonio Luiz M. C. Costa, Romeu Martins, Flavio Medeiros… É IMPACTO SOCIAL através de uma tecnologia futurística… E, a partir da literatura, o SteamPunk agregou demais mídias como o cinema, a música, etc…

Daí veio a ideia de fazer uma IMERSÃO CULTURAL em Paranapiacaba, uma vila ferroviária (quase) parada no tempo que seria cenário ideal para unir todos os elementos que hoje compõem o SteamPunk. Ou seja, uma overdose de cultura como literatura, cinema, música, História…

Por isso, o propósito da SteamCon seria fazer com que os fãs do SteamPunk passassem dois dias seguidos na vila, levando a “Cultura do Vapor” para aqueles que ainda não a conhecem, além de muita diversão, evidentemente. Daí, a proposta de pernoite no local, por isso os pacotes de imersão com pousadas e alimentação inclusas. Não apenas um passeio diurno como tantos outros já ocorridos, mas um mergulho a fundo com atividades variadas, inclusive noturnas (como as já citadas aqui). Um evento novo no Brasil, que fará diferença e repercutirá no exterior, inclusive.

A convenção é aberta a todos, com exceção de diversas atividades para quem adquirir um dos pacotes, mas nós, da organização, gostaríamos muito que todos tivessem em mente que a ideia de imersão é justamente participarem do máximo de atividades possível, que não encarassem a convenção como só mais um evento Steam já existente. É uma convenção cultural, por isso, a imersão.

Por: Adriana Cabral

———————————————————————————————————-

SteamCon –  Dias 26 e 27 de janeiro de 2013, sábado e domingo.

Local: Vila de Paranapiacaba – SP

SIte:   http://steamcon.com.br/steamcon-2013/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/171943469596531/?ref=ts&fref=ts

Maiores informações: r.candido@steampunk.com.br

————————————————————————————————————-

 

Comments

Be first to comment on this post!

Add comment